ID: 8318
Autoria:
Mariana Cristina Ferri, Geysler Rogis Flor Bertolini, Loreni Teresinha Brandalise.
Fonte:
Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 6, n. 2, p. 125-145, Maio-Agosto, 2012. 21 página(s).
Palavras-chave:
investimento e valor , Produtos ecológicos
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Este estudo objetivou analisar a viabilidade de investimentos de uma pequena indústria de biscoitos, para tornar seu produto ecologicamente correto. Utilizou-se o modelo de Bertolini (2009), composto de seis etapas: identificar as características dos produtos ecológicos valorizados pelos consumidores; levantar a previsão de compra do produto ecológico e sua relação de preço; identificar a periodicidade de consumo e o preço projetado pelos consumidores; determinar o volume necessário de investimentos para a fabricação de produtos ecologicamente corretos; projetar o retorno financeiro dos produtos ecologicamente corretos; analisar a proposta de investimentos dos produtos ecologicamente corretos. A pesquisa foi aplicada em dois momentos a populações distintas. A primeira contempla uma população os possíveis compradores de biscoitos, a uma amostra limitada a dois supermercados localizados em Cascavel no Paraná. Como resultado, verificou-se que o produto valorizado pelo consumidor são produtos orgânicos. Para tornar o biscoito orgânico, haverá um aumento de 460,5% no custo. A segunda população pesquisada foi a de consumidores de celeiros. Como resultado, verificou-se que 13,51% dos entrevistados pagariam mais pelo biscoito. Os cálculos mostraram um Retorno Financeiro Projetado para cada R$ 1,00 investido, ou seja, a empresa terá R$ 17,00 de retorno para a quantidade de 2025 consumidores, tornando-o, portanto, viável.