ID: 35273
Autoria:
Polyana Martins Thimóteo, Marcia Aparecida Zampier, Silvio Roberto Stefano.
Fonte:
Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 9, n. 1, p. 53-75, Janeiro-Abril, 2015. 23 página(s).
Palavras-chave:
gestão feminina , liderança , mercado de trabalho
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O presente estudo aborda a questão da liderança feminina, considerando a realidade que ocorre em 06 (seis) empresas de um município da mesorregião central do Paraná. O objetivo principal foi de analisar a ocupação de cargos de liderança por mulheres nas empresas privadas de uma cidade da mesorregião central do Paraná. A metodologia empregada foi a qualitativa, por meio do estudo de caso, envolvendo 08 (oito) mulheres líderes em empresas de pequeno, médio e grande porte situadas no referido município. Ao término da pesquisa, é possível identificar a importância da liderança feminina nas empresas. Porém, não é possível pontuar com ênfase se as mulheres estão conseguindo ter uma representatividade significativa no exercício da liderança de empresas, pelo fato de um número pequeno de empresas terem aceitado participar da pesquisa (sendo o número inicial estimado de vinte organizações), como também das conquistas femininas no âmbito gerencial serem um processo recente. Contudo, as participantes da pesquisa apontaram indícios concretos que estão conseguindo ter perspectivas profissionais mais significativas, que inclui a possibilidade de exercício da liderança.