ID: 62874
Autoria:
Lidiane Cássia Comin, Carla Fabiana Cazella, Andrezza Aparecida Saraiva Piekas, Ieda Margarete Oro, Juliano Danilo Spuldaro.
Fonte:
Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 15, n. 1, p. 91-108, Janeiro-Abril, 2021. 18 página(s).
Palavras-chave:
Cultura , Experiência , F-PEC , Negócios Familiares , Poder
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo deste estudo foi compreender como os elementos da F-PEC - poder, experiência e cultura - interagem na relação entre família e negócio. Adotando a abordagem qualitativa, desenvolveu-se o estudo por meio de entrevistas com 10 gestoras de empresas de pequeno e médio portes que possibilitaram a compreensão das inter-relações dos aspectos familiares com as questões da dinâmica organizacional. Os resultados demonstram que as crenças e os comportamentos familiares interferem no direcionamento dos negócios, confirmando os pressupostos de que as relações familiares influenciam as ações da empresa, assim como acontecimentos e aspectos do negócio exercem influência significativa na vida dos membros familiares. A contribuição deste estudo está na compreensão das discussões acerca da interação entre família e negócios, e permite ampliar a literatura de negócios familiares, e promover o avanço no campo. Contribui também de maneira prática, na compreensão de como os valores da família sobrepõem o sistema dos negócios, bem como o comprometimento da família para com a empresa para a geração de resultados. As limitações desta pesquisa centram-se na impossibilidade de generalização dos resultados, pois as formas de poder, experiência e cultura, de cada sistema familiar podem ter características heterogêneas.