ID: 64597
Autoria:
Janaína Maria Bueno, Carlos Roberto Domingues, Willon Henrique Sousa Soares, Matheus Barcelos Souza Campos, Tais Lara de Araújo Moura.
Fonte:
Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 15, n. 2, p. 121-135, Maio-Agosto, 2021. 15 página(s).
Palavras-chave:
Caso de Ensino , Estratégia competitiva , Estratégias Genéricas , Posicionamento de Mercado
Tipo de documento: Caso de Ensino (Português)
Ver Resumo
Este caso para ensino apresenta a trajetória da empresa de Júnior, um empreendedor que abriu um negócio de impressão rápida, em 2010, em uma cidade de médio porte da região Sudeste, com a intenção de fornecer serviços por um preço baixo e com máxima qualidade tanto em prazos como nos serviços e, assim, ganhar o mercado local e de cidades menores vizinhas. Ao longo da trajetória da empresa, o mercado sofreu mudanças e Júnior precisou rever sua estratégia de atuação para garantir um lugar no mercado. Até o ponto em que surgiu a possibilidade de focar em um cliente específico sendo fornecedor de máquinas e equipamentos de impressão e reprografia. Esta decisão acarretará na mudança do escopo de atuação da empresa, no crescimento do endividamento com aquisição de máquinas e equipamentos, e dependência de um único cliente. Em contrapartida, este cliente (um grupo empresarial) garantirá um faturamento mínimo e demandará por expansão de atuação para outras localidades. O objetivo pedagógico com o caso para ensino é auxiliar na compreensão do papel da competição entre empresas no mercado, sobre as dificuldades enfrentadas por pequenas empresas frente à concorrência e os possíveis encaminhamentos a partir da análise do setor de atividade e consequentes escolhas estratégicas. A partir da coleta de dados feita por meio de entrevistas com o empreendedor, foi possível destacar as decisões que levaram à definição de diferentes posicionamentos estratégicos da empresa que podem resultar em vantagens e a possibilidade de crescer, mas que também trazem novos desafios e incertezas. O caso pode ser aplicado em disciplinas que tratem sobre Estratégia e Gestão Empresarial.