ID: 71043
Autoria:
Cláudia Osvaldina dos Passos Cavalcanti, Sandro Vieira Soares.
Fonte:
Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 14, n. 1, p. 21-41, Janeiro-Abril, 2023. 21 página(s).
Palavras-chave:
Instituições de ensino superior , LibQUAL , Qualidade de serviços
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as características metodológicas das pesquisas que utilizaram LibQUAL para avaliação dos serviços, em bibliotecas de instituições de ensino superior, publicadas internacionalmente. Assim, realizouse uma pesquisa bibliográfica, com técnicas de bibliometria e estatística descritiva, em artigos recuperados por meio do descritor “LibQUAL”, nas bases Scopus e Web of Science. Os resultados revelaram a existência de 39 artigos alinhados com a temática LibQUAL, no contexto de instituições de ensino superior. Desses 39 artigos, 37 utilizaram abordagem quantitativa; 20 utilizaram, para análise dos dados, o software SPSS; e, para a coleta de dados, 27 utilizaram a escala Likert de 9 pontos. O periódico com maior número de publicações foi o Library Philosophy and Practice. Todos os 39 artigos empregaram questionário como instrumento de coleta de dados, sendo que 18 utilizaram amostragem aleatória simples. O tamanho mínimo de amostra encontrado foi de 94 participantes e o máximo de 5.914 respondentes. A contribuição desta pesquisa consiste em atualizar o conhecimento sobre o uso da ferramenta LibQUAL assim como em destacar as características da produção científica usando esta ferramenta no contexto das instituições de ensino, e possibilitando apontar direcionamentos metodológicos para futuros estudos sobre o tema.