ID: 61991
Autoria:
Rodrigo César Tavares Cavalcanti, André Luiz Maranhão de Souza-Leão, Bruno Melo Moura.
Fonte:
Revista de Administração Contemporânea, v. 25, n. 5, p. 1-16, Setembro-Outubro, 2021. 16 página(s).
Palavras-chave:
aleturgia , fãs , música indie , netnografia , subjetividade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Contexto: altamente identificados com o gênero, os fãs de indie se demonstram engajados e produtivos, sobretudo em comunidades virtuais onde fazem circular suas opiniões e dividem experiências. Objetivo: uma vez que relações mediadas pelo consumo propiciam condições para se constituir subjetividades, baseamos-nos na teoria foucaultiana com o objetivo de analisar como as interações de fãs de música indie evidenciam um processo aletúrgico de subjetivação. Metodologia: para tal, realizamos uma netnografia em um grande fórum global de discussão de música indie. Resultados: os resultados demonstram uma configuração cultural em que o senso comunal legitima condutas, fundamentadas por meio de depoimentos emocionais e manifestações de expertise, que estabelecem a própria condição de fanidade, associada à capacidade de seus membros de delinear o objeto de fanidade e desenvolver uma autoridade fânica e daí se posicionar em relação à lógica de mercado em que o gênero se insere. Conclusão: assim, concluímos que os fãs de música indie performam uma aleturgia de afirmação. O estudo inova ao adotar a concepção de aleturgia como meio de analisar a subjetivação de fãs, que se evidencia como uma lacuna teórica no campo da CCT.