ID: 11522
Autoria:
Ricardo Lopes Cardoso, Octavio Ribeiro de Mendonça Neto, Edson Luiz Riccio.
Fonte:
Revista de Administração Mackenzie, v. 5, n. 2, p. 13-35, Julho-Dezembro, 2004. 23 página(s).
Palavras-chave:
Eficiência do mercado , Fatores de risco , Transparência , Volatilidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A crescente volatilidade dos mercados a partir da década de 1970
suscitou grande interesse pelos riscos financeiros, mas atualmente a
visão é mais abrangente e se tem discutido muito sobre o gerenciamento
global dos riscos, e não apenas quanto aos riscos financeiros. Esta
também tem sido uma preocupação das agências reguladoras do mercado de
capitais, principalmente o Fasb e a SEC, que instituíram normas
específicas para a divulgação de informações sobre riscos financeiros e
não financeiros como forma de aperfeiçoar a transparência do mercado. O
objetivo deste artigo é avaliar o grau de transparência com que as
informações sobre riscos financeiros e não financeiros foram abordadas
nos relatórios contábeis denominados 20-F das empresas de
telecomunicações nos anos 2000 e 2001. Essas informações vêm sendo
divulgadas e são uma contribuição para a eficiência do mercado conforme
conceituada por Fama (1970). O estudo é predominantemente exploratório e
utiliza como metodologia a análise documental, com leitura dos
relatórios contábeis das empresas selecionadas, classificação dos
fatores de riscos segundo os conceitos de Jorion (2000) e análise dos
dados baseada na classificação dos fatores de riscos conforme o seu
nível de informação, isto é, o grau de evidência do risco e
principalmente os possíveis impactos em relação ao futuro do negócio. As
considerações deste artigo, embora parciais, podem nos levar à reflexão
sobre as diferenças de qualidade na divulgação dos riscos financeiros e
não financeiros, bem como à discussão sobre os aspectos culturais e
estratégicos que levam os administradores a tomar decisões diferentes
sobre a divulgação desses fatores de riscos, além da comprovação da
contribuição para a eficiência do mercado.