ID: 33
Autoria:
Oscar Dalfovo, Maristela Parise de Lima.
Fonte:
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online), v. 14, n. 3, p. 60-77, Setembro-Dezembro, 2009. 18 página(s).
Palavras-chave:
Balanced Scorecard , Indicadores de desempenho , Mapa Estratégico , Observatório da Educação
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Com as diversas mudanças no ambiente altamente competitivo nos cursos de Pós-graduação e com clientes/alunos cada vez mais exigentes, as Instituições de Ensino Superior que buscam destacar-se devem estar preparadas, utilizando de forma eficiente as ferramentas disponíveis. Neste contexto, a utilização de sistemas adequados de medição de desempenho são vitais para a Instituição, razão pela qual propõe-se a utilização de ferramentas baseadas no Balanced Scorecard – BSC. O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo e viabilidade para Implantação do BSC em uma Instituição de Ensino Superior,como um Observatório da Educação. Como método, o estudo foi realizado em etapas e caracterizado pela pesquisa bibliográfica, que proporcionou aprofundamento na questão teórica dos métodos de medição de desempenho, em especial o Balanced Scorecard. Como resultado implantou-se o BSC na IES, com isso, pode-se ter uma visão macro dos indicadores de desempenho dos cursos de pós-graduação em nível lato sensu.