ID: 35
Autoria:
Rui Otávio Bernardes de Andrade, Nério Amboni, Arnaldo José de Lima.
Fonte:
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online), v. 15, n. 1, p. 1-21, Janeiro-Abril, 2010. 21 página(s).
Palavras-chave:
Complexidade , Contabilidade , Interdisciplinaridade , Paradigmas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O artigo tem por objetivo geral discutir os fundamentos do paradigma cartesiano e da complexidade e seus reflexos na educação, visando apresentar o Programa de integração vertical e horizontal de conteúdos programáticos como estratégia de interdisciplinaridade no Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, frente ao paradigma da complexidade. O conceito de paradigma cartesiano e da complexidade e seus reflexos na educação e o assunto interdisciplinaridade com suas respectivas modalidades e classificações é discutido no referencial teórico. A pesquisa é exploratória, descritiva e interpretativa. Os dados e as informações foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, observação participante e análise documental, sendo analisados de modo qualitativo. O Programa proposto tem por objetivo geral fomentar a discussão, a avaliação e a socialização de referenciais teóricos, experiências de ensino-aprendizagem, sistema de avaliação e bibliografias, visando identificar estratégias para incentivar o diálogo entre disciplinas, professores, alunos e gestor do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e a constituição de comunidades de prática no âmbito do Curso. A metodologia de operacionalização do Programa se processa por meio da integração sistêmica e complementar, quando da realização de reuniões de sensibilização, de reuniões pedagógicas e de reuniões de socialização e de feedback. Percebe-se que diferentes modalidades de interdisciplinaridade podem ser incentivadas por meio da adoção do Programa.