ID: 77561
Autoria:
Laís Gabriela Ramos, Paulo Roberto da Cunha, Camila Adam.
Fonte:
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online), v. 29, n. 1, p. 0-0, Janeiro-Abril, 2024. 1 página(s).
Palavras-chave:
Índice de Flesch , Legibilidade , Notas Explicativas , Rentabilidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Um dos maiores desafios da contabilidade tem sido a quantidade e qualidade das informações disponibilizadas aos usuários das demonstrações contábeis. Um dos meios mais eficazes para melhor compreensão dessas demonstrações é por meio de notas explicativas, que auxiliam na interpretação dos dados apresentados. Nesse sentido, a legibilidade adequada dessas notas explicativas torna-se essencial. Portanto, o presente estudo objetiva investigar a relação entre a rentabilidade e a legibilidade das notas explicativas. A pesquisa foi conduzida com empresas listadas no segmento Novo Mercado da B3, abrangendo o período de 2018 a 2021. A amostra totalizou 116 empresas, resultando em 464 observações balanceadas. Para mensurar a legibilidade, foi utilizado o Índice de Flesch, adaptado para a língua portuguesa. A rentabilidade foi calculada com base no valor do EBITDA dividido pelo Ativo Total. A relação entre rentabilidade e legibilidade foi testada por meio de análise de regressão linear múltipla, utilizando o software STATA®. Os resultados indicam uma relação positiva entre a rentabilidade e a legibilidade das notas explicativas, ou seja, empresas com maior rentabilidade tendem a apresentar notas explicativas mais legíveis. Essa relação se mantém ao considerar apenas as empresas com rentabilidade positiva. Contudo, ao examinar variações tanto positivas quanto negativas da rentabilidade, não foi possível estabelecer uma relação consistente com a legibilidade das notas explicativas. Esses achados oferecem contribuições relevantes para a área contábil, beneficiando diferentes stakeholders que dependem das demonstrações contábeis, em especial das notas explicativas, para a tomada de decisão. A clareza e a objetividade do conteúdo textual das notas explicativas tornam-se ainda mais relevantes à medida que as empresas conseguem transmitir suas informações de forma precisa e concisa em seus relatórios.