ID: 74297
Autoria:
João Victor Lucas, Flaviano Costa.
Fonte:
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 17, n. 2, p. 1-20, Abril-Junho, 2023. 20 página(s).
Palavras-chave:
Área de Negócios , Características Sociodemográficas , Justiça no Ambiente de Aprendizagem , Maquiavelismo , Pós-graduação stricto sensu , Pós-Graduandos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivo: Este estudo busca comparar as diferenças na percepção de Justiça Acadêmica e o Maquiavelismo em estudantes do stricto sensu da área de Negócios, de acordo com suas características sociodemográficas.Método: Realizou-se um levantamento tipo survey, que contou com 334 respostas válidas entre os estudantes de pós-graduação stricto sensu no Brasil, aplicando as versões em língua portuguesa das escalas validadas Revised Classroom Justice Scale (RCJS) e Machiavellian Personality Scale (MPS). A análise dos dados foi realizada por meio de procedimentos de Estatística Descritiva, Análise da Confiabilidade da Escala e Normalidade e, posteriormente, Kruskal-Wallis de Amostras Independentes.Resultados: O levantamento realizado demonstrou que há diferenças significativas na percepção de Justiça Acadêmica entre os gêneros, indicando uma menor percepção de justiça entre as mulheres. Ao ser analisada a região, percebe-se que os cursos pertencentes às regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste possuem uma menor percepção de justiça acadêmica. Quando analisados os traços do Maquiavelismo, percebe-se que estudantes mais jovens tendem a possuir um traço mais elevado de Maquiavelismo, assim como estudantes de contabilidade possuem mais desconfiança nos outros, quando comparados com os outros estudantes da área de Negócios. Contribuições: Esta pesquisa incrementa a literatura da educação contábil, na medida em que indica que as características pessoais e sociodemográficas podem ser um instrumento específico de análise individual e comportamental dos estudantes, e aponta possíveis especificidades em políticas e ações a serem aplicadas aos diferentes tipos de estudantes, ao se depararem com atitudes de injustiça no ambiente da pós-graduação