ID: 77505
:
Taís Andreoli, Fernanda Freitas.
:
Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 13, n. 3, p. 0-0, Setembro-Dezembro, 2023. 1 .
:
Bluewashing , Diversidade , Diversity washing , Marca empregadora
: Artigo (Portuguese)
O trabalho teve como objetivo analisar a percepção de funcionários acerca da atuação organizacional quanto à gestão da marca empregadora e à questão da diversidade, especialmente no sentido de identificação da real efetividade das ações divulgadas. O referencial teórico englobou discussões sobre a gestão da marca empregadora e a questão da diversidade, assim como o falso discurso voltado à causa social (bluewashing) e à diversidade (diversity washing). Com abordagem qualitativa, foram realizados dois grupos focais, o primeiro voltado ao vínculo empregatício de estágio (composto por sete jovens universitários) e o segundo direcionado ao vínculo efetivo, em regime CLT (com oito participantes). A percepção geral foi de importância das práticas de gestão da marca empregadora e da questão da diversidade, tanto para os funcionários quanto para as organizações. Apesar disso, há uma desconfiança geral em relação a essas divulgações, tendo em vista o poucorespaldo efetivo, configurando-se as práticas de bluewashing e diversity washing. O estudo contribui ao entrelaçar temas até então não correlacionados, fazendo-o especialmente sob a perspectiva do público-alvo e principal interessado nas ações em questão:os próprios funcionários.