ID: 73756
Autoria:
Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen, Daniel Knebel Baggio, Lurdes Marlene Seide Froemming, Nairana Radtke Caneppele Bussler.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 23, n. 64, p. 131-149, Janeiro-Abril, 2023. 19 página(s).
Palavras-chave:
Acompanhantes das Crianças , Humanização , Marketing Sensorial , Pediatrias Hospitalares
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O marketing sensorial, estratégia de estímulo das percepções e emoçõeshumanas, por meio dos sentidos da visão, audição, olfato, paladar e tato, demanda de estudos na área de saúde. Considerando sua relevância para a humanização dos serviços de saúde e para o desenvolvimento do paciente infantil, e o importante papel dos acompanhantes durante a internação de crianças; este artigo busca verificar quais dimensões do marketing sensorial mais impactam na satisfação do trabalho de humanização em pediatrias hospitalares, mediante a percepção dos acompanhantes das crianças internadas nestes espaços. Trata-se de pesquisaquantitativa, descritiva e exploratória. Utilizou-sedados por levantamento de campo survey, com questionários pré-testados e aplicados, de abril a junho de 2017, a 90 acompanhantes em pediatrias de três hospitais do Rio Grande do Sul. Utilizou-se, ainda, análise descritiva e inferencial, com médias, desvios padrão, correlação de Pearson e análise discriminante. Tato e olfato são as dimensões que mais justificam a satisfação dos acompanhantes com o trabalho de humanização. Trata-se do primeiro estudo quantitativo sobre marketing sensorial e humanização, sendo evidenciadas contribuições teóricas e práticas para estas abordagens, gestores, pacientes, acompanhantes e colaboradores dos locais analisados, e de outras instituições e setores da área da saúde