ID: 8919
Autoria:
Minelle Enéas da Silva.
Fonte:
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 11, n. 2, p. 217-232, Julho-Dezembro, 2012. 16 página(s).
Palavras-chave:
Consumo Sustentável , Desenvolvimento Sustentável , Padrão de Consumo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As discussões sobre consumo sustentável, no Brasil, ainda demonstram um caráter incipiente quanto ao efetivo entendimento do que vem a ser a temática. Autores como Gomes (2006), Panarotto (2008), entre outros, comentam que o consumo sustentável está direcionado diretamente a ações individuais com uma consciência de consumidor, diferentemente a esse sentido autores como Michaelis (2000; 2003); Jackson (2007), Portilho (2005), entre outros, existe a influência de algumas partes interessadas. Enfim, pouco consenso ainda é verificado quanto à definição do constructo. Percebe-se, ainda, certa confusão na utilização de expressões como consumo verde e consumo consciente para se referir à temática. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é identificar o que vem a ser consumo sustentável, partindo do pressuposto de que o mesmo não está relacionado à ideia de construção de nicho de mercado ou, um consumo preocupado com as nuances do mesmo e sim, entendendo que para que haja um consumo sustentável, o desenvolvimento sustentável deve estar presente como pano de fundo e referencial norteador de sua existência. Sua compreensão está condicionada ao entendimento do desenvolvimento sustentável e, principalmente, a identificação de quais atores sociais podem fazer parte do movimento direcionado a efetivação desse novo paradigma de desenvolvimento.