ID: 1820
Autoria:
Vânia Maria Jorge Nassif, Derly Jardim do Amaral, Clovis Cerretto Pinto, Maria Thereza Rubim Camargo Soares.
Fonte:
Revista Gestão Organizacional, v. 3, n. 2, p. 182-196, Julho-Dezembro, 2010. 15 página(s).
Palavras-chave:
ação empreendedora , comportamento empreendedor , empreendedorismo , estratégia
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente artigo tem por objetivo identificar os aspectos que interferem na ação, no comportamento e na gestão estratégica de empreendedores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório em duas etapas: a primeira procurou identificar o conceito de empreendedor, por meio da análise da representação social, a partir da visão de profissionais de diversas áreas profissionais. Para o desenvolvimento dessa etapa, foi elaborado um questionário semiestruturado com questões abertas, contemplando reflexões de diferentes enfoques acerca de quem é o empreendedor. Foi enviado eletronicamente por meio de mala direta para o e-mail de 2.500 profissionais da cidade de São Paulo, convidandoos a participar da pesquisa. Obteve-se 51 respostas válidas. Na segunda etapa da pesquisa foram entrevistados cinco empreendedores, escolhidos por conveniência, que atuam no setor de alimentação na cidade de São Paulo. Os resultados da primeira etapa foram categorizados e permitiram a elaboração de um diagrama que permite contemplar o empreendedor, sua ação e o seu contexto. Os aspectos cognitivos e afetivos são representativos no entendimento que possuem do que é ser empreendedor na realidade brasileira. Os resultados da segunda etapa, também categorizados, evidenciam que o empreendedor, quando analisado pelo modelo proposto por Naffzinger et al. (1994), procura alicerçar suas ações nas características e objetivos pessoais e no ambiente interno e externo ao empreendimento. Ao se comportar de maneira empreendedora, faz uso de estratégias e da gestão empreendedora visando obter resultados em seus negócios.