ID: 2132
Autoria:
Alex Eckert, Roberto Biasio, Marlei Salete Mecca, Assis Zukunelli.
Fonte:
Revista Gestão Organizacional, v. 4, n. 1, p. 3-29, Janeiro-Junho, 2011. 27 página(s).
Palavras-chave:
bancos análise de crédito , capital de giro , crédito , financiamento , gestão do risco de crédito
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O crédito é fundamental para o desenvolvimento das empresas, pois é ele o grande fomentador dos negócios. Para as instituições bancárias, a quem historicamente cumpre essa função de suprir recursos financeiros, o crédito é o principal negócio. A gestão do risco de crédito, por sua vez, é um assunto que permeia os negócios de todos os bancos, tendo a influência de vários fatores. O Gerente de Relacionamento, como sendo o profissional que intermedia as operações bancárias, deve ser o maior conhecedor das ferramentas de análise do risco de crédito. Sendo assim, o problema a ser respondido por esta pesquisa é: que fatores decisivos fundamentam o Gerente de Relacionamento do Banco Sucesso na concessão de crédito de capital de giro. Para responder a essa questão, fez-se uma pesquisa bibliográfica nas publicações inerentes ao problema de pesquisa. O estudo mostra a análise do risco de crédito sob a ótica dos Seis “C’s” do crédito, critério esse que permeia todo o processo de análise e concessão de crédito. Complementarmente a esta pesquisa bibliográfica foi feito um estudo de caso no Banco Sucesso, no segmento de Pequenas Empresas, com o intuito de verificar os procedimentos adotados pelo Gerente de Relacionamento no momento da concessão do crédito para a empresa Alfa, objetivando confirmar a aplicabilidade da gestão do risco de crédito pelos seis “C’s” e propondo uma ferramenta prática que facilite seu trabalho diário. Conclui-se que a ferramenta proposta no presente estudo, baseada no Seis “C’s” do crédito, fundamentou a concessão do crédito pelo Banco Sucesso para a empresa Alfa.