ID: 26652
Autoria:
Mônica Heloísa Braga Vasques.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 1, n. 1, p. 65-68, Janeiro-Dezembro, 2002. 4 página(s).
Palavras-chave:
adiamento , customização de massa , flexibilidade , padronização , tecnologia
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo apresenta a customização de massa como uma estratégia de marketing individual, voltada para o atendimento ao cliente, e enfatiza a sensibilidade, a flexibilidade e a elasticidade propiciada, no processo, pela tecnologia. Nesta abordagem, são elencadas as vantagens da customização e seus princípios de flexibilidade: o adiamento, o resseqüenciamento e a padronização do processo. O artigo também foca o sucesso da Hewlett-Packard, em razão de sua capacidade de integrar os projetos de produtos, processos e redes de fornecimento. Por fim, questiona se a customização não estaria a anunciar a ‘morte’ da propaganda, e se a inteligência, por meio da tecnologia, não criaria uma relação ‘fatal’, customizante com cada cliente, vendendo cada vez mais.