ID: 5751
Autoria:
Leonel Cezar Rodrigues, Emerson Antonio Maccari, Alexsandro Pereira.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 8, n. 2, p. 183-205, Julho-Dezembro, 2009. 23 página(s).
Palavras-chave:
empreendedorismo corporativo , estratégia corporativa , inovação , inovação corporativa
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar e caracterizar as estratégias corporativas utilizadas pela Brasilata – Embalagens Metálicas S/A, uma das mais premiadas empresas brasileiras por suas inovações, para estimular o empreendedorismo corporativo em sua organização. O método aqui utilizado foi o estudo de caso, com coleta de dados de entrevista pessoal com diretores da empresa, observação dos processos, normas e procedimentos internos e busca de informações em documentos e relatórios. Os principais resultados mostram que, devido ao empreendedorismo corporativo, a empresa pesquisada, tem tido um aumento de produtividade da ordem de 81%. Foram examinadas cerca de 46.000 idéias, até essa pesquisa e depositadas 6 patentes, que respondem por 75% do faturamento anual da empresa. Isto evidencia que nessa empresa, as estratégias de estímulo ao empreendedorismo são efetivas, garantem resiliência à empresa, melhoram seu desempenho e dão sustentabilidade ao seu negócio.