ID: 75452
Autoria:
Matheus Gonçalves Zadra Pacheco, Sonny Rogerio Camargo, Rayane Camila da Silva Souza, Alison Martins Meurer.
Fonte:
Revista Mineira de Contabilidade, v. 25, n. 1, p. 24-37, Janeiro-Abril, 2024. 14 página(s).
Palavras-chave:
Ciências Contábeis , Orientação , Relação orientador-orientando , Sentimentos , Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Com esta pesquisa objetivou-se compreender as características ideais e os sentimentos perce-bidos pelos orientadores e orientandos durante o processo de elaboração do Trabalho de Con-clusão de Curso (TCC). Para tanto, foram ouvidos professores orientadores e egressos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública de ensino superior da região Sul do Brasil. As evidências, colhidas a partir de entrevistas semiestruturadas com seis orientadores e cinco orien-tandos, passaram por uma análise de conteúdo, constatando-se indicativos de que, no processo de escolha de orientadores e orientandos, é valorizada a similaridade com a linha de pesquisa do docente. Quanto às características de um bom orientador, identificam-se o comprometimento, a disponibilidade e a organização do processo de orientação. Já para um bom orientando, as carac-terísticas consistiram na autonomia, disponibilidade, dedicação e vontade em desenvolver a pes-quisa. Quando os orientadores observam essas características em um orientando, expressam-se orgulho, gratificação, alívio e felicidade. Por sua vez, quando isso não é observado, vivenciam-se frustração, angústia, impotência e tristeza. Os orientandos, ao perceberem tais características em seus orientadores, sentem-se aliviados, confiantes, realizados, gratos e satisfeitos. Do contrário, o desespero, a decepção, a raiva, a impotência e o abandono são sentidos. O estudo apresentou, ainda, diferentes implicações: (i) revela a importância de os discentes destinarem atenção ao TCC desde o início da construção da pesquisa; (ii) auxilia ambas as partes a conhecer as expectativas geradas nesse processo; e (iii) revela a importância de um processo formal de orientação dos estu-dantes, ocupando carga horária dos docentes.