ID: 51093
Autoria:
Marco Antonio Coutinho, José Marcos Carvalho de Mesquita, Cristiana Fernandes de Muylder.
Fonte:
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 12, n. 3, p. 143-154, Julho-Setembro, 2018. 12 página(s).
Palavras-chave:
Fortitude individual , Harley Davidson , Lealdade de marca , Lealdade suprema , Produto único
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Qualidade, satisfação e lealdade estão entre os construtos que permeiam a literatura de marketing há décadas, mas o conceito de lealdade suprema desafia os estudos anteriores. Portanto, a pesquisa objetivou: a) identificar os indicadores determinantes da lealdade suprema; b) identificar seus construtos antecedentes; c) avaliar a relação entre construtos antecedentes e lealdade final. Este estudo emprega uma abordagem em duas etapas, qualitativa e quantitativa. Na primeira, foram identificados, por meio de entrevistas, atributos determinantes na formação da lealdade do grupo. Com base nesses dados, foi elaborado um questionário com 32 perguntas. Em ambas as etapas, a amostra foi composta por clientes Harley-Dvidson. Para análise de dados, utilizouse mínimos quadrados parciais (PLS). A partir dos resultados, pode-se afirmar que os construtos produto único, produto adorável, produto desejável por um segmento de mercado definido e fortitude individual são construtos que geram a lealdade suprema, ao passo que pertencer a uma rede social não é importante preditor de lealdade suprema.