ID: 60916
Autoria:
Simony Rodrigues Marins, Eduardo Paes Barreto Davel.
Fonte:
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 14, n. 4, p. 115-140, Outubro-Dezembro, 2020. 26 página(s).
Palavras-chave:
Empreendedorismo , Empreendedorismo artístico , Empreendedorismo cultural , Estética organizacional
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A produção acadêmica sobre o empreendedorismo nas artes e cultura é dispersa e as pesquisas conceituais-teóricas integrativas são limitadas. O objetivo deste artigo é consolidar uma compreensão integrada da produção acadêmica sobre a relação entre empreendedorismo, cultura e arte e propor perspectivas renovadoras para pesquisas futuras. Os resultados categorizam singularidades (valor, inovação e consumo subjetivos, lógicas artística, cultural, paradoxal e arriscada), temáticas, impactos (econômicos, sociais, culturais, artísticos e políticos, diretos, indiretos, positivos e negativos), forças e desafios. A estética organizacional é proposta e discutida como perspectiva teórico-conceitual para renovar pesquisas futuras.