ID: 40901
Autoria:
Marlusa de Sevilha Gosling, João Albino Silva, Júlio Mendes, Mariana de Freitas Coelho, Kelly Cristine Oliveira Meira.
Fonte:
Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 8, n. 1, p. 1-15, Janeiro-Março, 2016. 15 página(s).
Palavras-chave:
Belo Horizonte, MG, Brasil , Espaço do Conhecimento UFMG , Marketing , Museu , Qualidade de Serviços
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Museus, em muitos casos, são reconhecidos como espaços de lazer, entretenimento e turismo. Investigar as dimensões da qualidade de serviços em museus pode auxiliar no entendimento da satisfação dos visitantes de museus e melhorar a qualidade da experiência dos mesmos. O objetivo do artigo foi o de investigar as dimensões da qualidade percebida no Espaço do Conhecimento UFMG6, inaugurado em 2010 e parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, propondo e validando uma escala. A metodologia foi quantitativa, utilizando a análise fatorial. A coleta de dados se deu por meio de questionário auto aplicado, totalizando 617 questionários. Dentre os resultados tem-se que a qualidade de serviços possui ao menos quatro dimensões: (1) qualidade da informação, (2) atendimento, (3) comunicação e (4) aspectos tangíveis. A última variável merece maior atenção dos gestores de museus, por ser a mais saliente dentre as outras.