ID: 54961
Autoria:
Guilherme Henrique Koerich, Richard Perassi Luiz de Sousa.
Fonte:
Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 11, n. 4, p. 861-874, Outubro-Dezembro, 2019. 14 página(s).
Palavras-chave:
Gastronomia , Marca , Memória Perceptivo-Afetiva , Mídia do Conhecimento , Turismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Mídia é a parte física da informação, que exerce o papel de suporte para diferentes sinais. No entanto, todo sinal que pode ser percebido pelos sentidos do corpo e mentalmente lembrado é também uma marca. Por isso, a mídia suporta e veicula diferentes informações ou marcas. Os produtos culinário-gastronômicos são manifestos e percebidos por diferentes sinais cromáticos, táteis, olfativos, gustativos e até sonoros, percebidos e lembrados como sinais ou marcas gastronômicas fortes. No presente artigo é apresentado um arranjo teórico sobre as relações entre os conceitos de mídia, conhecimento, marca e gastronomia, com elo no turismo, como resultado de um estudo descritivo-qualitativo, predominantemente baseado em fontes bibliográficas. Em síntese, os aspectos perceptivo-sensoriais dos produtos alimentíciogastronômicos caracterizam um tipo de informação específica, que é suportada pela fisicalidade dos insumos usados. A marca sensorial é relacionada ao conjunto de lembranças, vivências afetivas e aos aspectos conceituais, históricos ou tradicionais, constituindo e representando um acervo memorativo intangível, que configura uma marca mental.