ID: 78271
Autoria:
Marlei Salete Mecca, CAROLINA RIZZON DA SILVEIRA, FRANCO MARCELO OLIVEIRA, Tatiana Gehlen Marodin.
Fonte:
Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 16, n. 4, p. 0-0, Outubro-Dezembro, 2024. 1 página(s).
Palavras-chave:
Economia Circular , Environmental , Meios de Hospedagem , Social and Governance [ESG] , Turismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Preocupações com a sustentabilidade são registradas por pesquisadores, instituições e organizações de todo mundo,há várias décadas. Em 2004, surge o movimento Environmental, Social and Governance [ESG], apontando para o equilíbrio do desenvolvimento alinhando interesses depreservação do meio ambiente, questões sociais, econômicas e de governança. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar de que forma as práticas, realizadas em uma organização do segmento da hotelaria, se vinculam à economia circular, a partirdos princípios do eixo ambiental do ESG. Como metodologia, utilizou-se pesquisa descritiva, com estudo de caso e com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e apreciados através de análise de conteúdo. Como principais achados, identificou-se a existência dos princípios da economia circular, por meio de suas práticas e do modelo de gestão, especialmente no eixo ambiental do ESG. Da concepção do empreendimento a materiais utilizados, o mobiliário, as relações com hóspedes, fornecedores, funcionários e a interação com a comunidade, foi possível identificar a preocupação, de forma sistêmica, com o eixo ambiental do ESG, com práticas da economia circular. A administração cuidadosa dos recursos, o estímulo à reutilização de materiais, o fortalecimento da cadeia de valor local e a colaboração com produtores regionais mostram como pequenos negócios podem atuar como estimulantes de mudanças sustentáveis no setor de turismo.