Até que os custos os separem: por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?

Acessos: 2644

Downloads: 346

ID: 1018
Autores: Array
Array
Periódico: Revista de Administração Contemporânea
Resumo: Em que pese o fato de acadêmicos e praticantes darem significativa atenção ao desenvolvimento de vínculos de longo prazo entre empresas, pouca ênfase há sobre o conhecimento acerca dos seus benefícios, especialmente quanto ao valor criado. O objetivo do presente estudo foi analisar o valor percebido em relacionamentos segundo a perspectiva da díade cliente-fornecedor e sua natureza dinâmica em relacionamentos de negócio. A construção do esquema de análise dos relacionamentos e do valor criado nas díades partiu de teorias de marketing de relacionamento com raízes em economia, ciência política, ciências organizacionais, sociologia, psicologia social e direito. Realizou-se uma pesquisa empírica de natureza qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade com 14 díades cliente-fornecedor do setor gaúcho de software. O setor de software foi escolhido por sua representatividade econômica, pela viabilidade de aplicação dos conceitos de marketing de relacionamento ao contexto e pela existência de outros estudos sobre o tema nesse setor. Os resultados sugerem que a aquisição de softwares empresariais reverte em benefícios quantitativos e qualitativos de naturezas diversas para clientes e fornecedores, e que, dependendo dos vínculos relacionais, tais benefícios podem ser incrementados.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: PEREIRA, R. C. F.; LUCE, F. B. Até que os custos os separem: por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?. Revista de Administração Contemporânea, v. 13, n. 4, art. 2, p. 545-563, 2009.
Citação APA: Pereira, R. C. F., & Luce, F. B. (2009). Até que os custos os separem: por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?. Revista de Administração Contemporânea, 13(4), 545-563.
Volume: 13
Número: 4
Ano: 2009
Página inicial: 545
Página final: 563
Quantidade de Páginas: 19
Link Permanente: https://www.spell.org.br/documentos/ver/1018/ate-que-os-custos-os-separem--por-que-clientes-e-fornecedores-estabelecem-praticas-relacionais-para-o-desenvolvimento-conjunto-de-projetos-de-software-/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 2644
Downloads: 346