E-commerce no Brasil: se o segmento é promissor, por que empresas atuantes estão no vermelho?

Acessos: 3347

Downloads: 532

ID: 40026
Autores: Array
Array
Periódico: Revista Evidenciação Contábil & Finanças
Resumo: A mudança de perfil dos novos consumidores tem exigido das organizações inovação em suas operações. Nesse contexto, uma nova modalidade de negócios tem modificado o cenário brasileiro, o ecommerce. Este segmento está em pleno crescimento, com projeções elevadas de faturamento (EBIT, 2013). No entanto, um paradoxo tem intrigado pesquisadores da área. Se o segmento é promissor, por que as empresas do ramo têm resultados negativos? Diante disso, o objetivo do estudo foi verificar o que revela a análise das demonstrações contábeis sobre o desempenho econômico-financeiro da B2W Digital (que atua no varejo on-line) em comparação com outras empresas classificadas no mesmo setor na BM&FBovespa (atuantes no varejo tradicional). Na plataforma teórica foram discutidos os principais indicadores financeiros e econômicos e apresentado um histórico sobre o e-commerce no Brasil. Posteriormente foi realizada análise documental nas demonstrações contábeis das referidas empresas no período de 2007 a 2012. Foi constatado que as principais causas para o baixo desempenho da B2W Digital no período analisado foram: desequilíbrio na gestão dos prazos mé- dios, ou seja, a organização paga seus fornecedores em prazos bem menores do que recebe de seus clientes, por isso a necessidade de financiar sua operação com recursos onerosos de curto prazo, principalmente empréstimos e antecipações de recebíveis, o que acarreta em despesas com taxas e juros; elevado grau de endividamento; baixa margem bruta, devido ao custo da mercadoria vendida que consome mais de 70% de sua receita líquida; e, finalmente, aumento das despesas operacionais, principalmente em distribuição.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: SANTOS, A. S. D.; MIRANDA, G. J. E-commerce no Brasil: se o segmento é promissor, por que empresas atuantes estão no vermelho?. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 3, n. 1, p. 54-68, 2015.
Citação APA: Santos, A. S. D., & Miranda, G. J. (2015). E-commerce no Brasil: se o segmento é promissor, por que empresas atuantes estão no vermelho?. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 3(1), 54-68.
Volume: 3
Número: 1
Ano: 2015
Página inicial: 54
Página final: 68
Quantidade de Páginas: 15
Link Permanente: https://www.spell.org.br/documentos/ver/40026/e-commerce-no-brasil--se-o-segmento-e-promissor--por-que-empresas-atuantes-estao-no-vermelho-/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 3347
Downloads: 532