Modelagem dos preços de imóveis residenciais paulistanos

Acessos: 2184

Downloads: 175

ID: 4540
Autores: Array
Array
Array
Array
Periódico: Revista Brasileira de Finanças
Resumo: Este trabalho analisa a formação dos preços dos imóveis da cidade de São Paulo e considerando em seu modelo hedônico, além das características intrínsecas, as características da vizinhança e o ambiente macroeconômico. O período analisado é de janeiro de 2001 a março de 2008. Os principais resultados foram: quanto mais longo for o período do financiamento imobiliário, maior será o preço do imóvel; a diminuição do spread dos juros bancários estimulam o mercado; e as interações entre a dummy de boom tanto com as características das moradias e com o spread de juros mostram que as variáveis de risco de mercado ganham importância relativa no modelo. Assim, as evidências sugerem que para a modelagem do indexador de preços de imóveis, os métodos usuais de médias simples, hedônico e vendas repetidas utilizados em diferentes países, são insuficientes. Precisam ser consideradas variáveis de risco de mercado e de crédito.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: ALVES, D. C. O.; YOSHINO, J. A.; PEREDA, P. C.; AMREIN, C. J. Modelagem dos preços de imóveis residenciais paulistanos. Revista Brasileira de Finanças, v. 9, n. 2, art. 138, p. 167-187, 2011.
Citação APA: Alves, D. C. O., Yoshino, J. A., Pereda, P. C., & Amrein, C. J. (2011). Modelagem dos preços de imóveis residenciais paulistanos. Revista Brasileira de Finanças, 9(2), 167-187.
Volume: 9
Número: 2
Ano: 2011
Página inicial: 167
Página final: 187
Quantidade de Páginas: 21
Link Permanente: https://www.spell.org.br/documentos/ver/4540/modelagem-dos-precos-de-imoveis-residenciais-paulistanos/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 2184
Downloads: 175