Teoria da Agência: Um Estudo da Produção Científica nos Periódicos Brasileiros

Acessos: 2767

Downloads: 508

ID: 46583
Autores: Array
Array
Array
Periódico: Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade
Resumo: O objetivo do presente estudo é identificar e analisar a produção científica brasileira recente sobre teoria da agência. Especificamente pretende-se realizar uma análise da formação estrutural social do conhecimento científico dessa área. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, a qual utilizou as estratégias de levantamento e de bibliometria. Ainda, utilizou-se da análise de redes sociais para verificar a formação social desse campo do conhecimento. A amostra foi composta por 74 artigos publicados em 26 periódicos da área de Administração, Ciência Contábil e Turismo, no período de 2002 a 2015. Verificou-se que a pesquisa realizada no Brasil sobre tal temática não se concentra em um grupo específico de pesquisadores, visto que o autor com maior número de publicações apresenta somente quatro publicações sobre o tema. Quanto à estrutura relacional entre os pesquisadores encontrou-se uma rede fragmentada e pouco coesa, demonstrando que o campo ainda está em fase de consolidação.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: OLIVEIRA NETO, J. F.; MOREIRA, R. L.; BARBOSA NETO, J. E. Agency Theory: A Study about Scientific Research in Brazilian Journals . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 3, p. 379-396, 2017.
Citação APA: Oliveira Neto, J. F., Moreira, R. L., & Barbosa Neto, J. E. (2017). Agency Theory: A Study about Scientific Research in Brazilian Journals . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 7(3), 379-396.
Volume: 7
Número: 3
Ano: 2017
Página inicial: 379
Página final: 396
Quantidade de Páginas: 18
Link Permanente: https://www.spell.org.br/documentos/ver/46583/teoria-da-agencia--um-estudo-da-producao-cientifica-nos-periodicos-brasileiros--/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Inglês
Visualizações: 2767
Downloads: 508