Pegada Hídrica da Produção de Leite in Natura: Uma Análise das Principais Regiões Produtoras do Rio Grande do Sul

Acessos: 1410

Downloads: 63

ID: 47615
Autores: Array
Array
Array
Array
Periódico: Revista de Administração da UFSM
Resumo: Tendo em vista a importância econômica e social da produção de leite in natura para o Rio Grande do Sul, torna-se relevante avaliá-la sob o ponto de vista da sustentabilidade ambiental. Uma das formas para isso é por meio da estimativa da pegada hídrica para as produções pecuárias, que contribui tanto para o conhecimento sobre o consumo de água utilizada quanto para a promoção da gestão e da conservação desse recurso. Diante disso, o objetivo deste trabalho é estimar a pegada hídrica da produção do leite in natura para as principais regiões produtoras de leite no Rio Grande do Sul: 77 municípios que integram os Coredes Fronteira Noroeste, Produção e Vale do Taquari. Para tanto, foi utilizada uma metodologia padrão para estudos dessa natureza, sendo os dados coletados de diferentes fontes: do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2014) no que concerne à produção de leite e à quantidade de vacas ordenhadas; e da literatura consolidada no que diz respeito a parâmetros preestabelecidos. Os resultados indicam que, quanto mais produtivo for o rebanho, maior é a sua capacidade de conversão em relação à transformação do alimento consumido em produto final, o que significa que, quanto maior for a produtividade de leite, menor será a sua pegada hídrica.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: BARDEN, J. E.; SINDELAR, F. C. W.; BUTTENBENDER, B. N.; SILVA, G. R. Pegada Hídrica da Produção de Leite in Natura: Uma Análise das Principais Regiões Produtoras do Rio Grande do Sul . Revista de Administração da UFSM, v. 10, n. Ed. Especial, p. 117-128, 2017.
Citação APA: Barden, J. E., Sindelar, F. C. W., Buttenbender, B. N., & Silva, G. R. (2017). Pegada Hídrica da Produção de Leite in Natura: Uma Análise das Principais Regiões Produtoras do Rio Grande do Sul . Revista de Administração da UFSM, 10(Ed. Especial), 117-128.
Volume: 10
Número: Ed. Especial
Ano: 2017
Página inicial: 117
Página final: 128
Quantidade de Páginas: 12
DOI: 10.5902/19834659 25413
Link Permanente: https://www.spell.org.br/documentos/ver/47615/pegada-hidrica-da-producao-de-leite-in-natura--uma-analise-das-principais-regioes-produtoras-do-rio-grande-do-sul-/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 1410
Downloads: 63