Gerenciamento de Resultados por Decisões Operacionais no Novo Mercado do Brasil: Uma Análise da Influência de Auditorias Big Four e não Big Four

Acessos: 796

Downloads: 84

ID: 62892
Autores: Array
Array
Array
Periódico: Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade
Resumo: Este estudo objetiva verificar a existência de diferenças no nível de gerenciamento de resultados por decisões operacionais nas companhias abertas brasileiras quando auditadas por Big Four ou não Big Four. A amostra de dados apresenta 515 observações para o período de 2012 a 2017, sendo 465 empresas-ano auditadas por Big Four e 50 por não Big Four. A literatura atual aponta a auditoria como um fator inibidor para o gerenciamento de resultado, sendo assim, as hipóteses de pesquisa foram elaboradas a partir desse pressuposto, mas atribuído para o gerenciamento por decisões operacionais. Foi utilizado o modelo proposto por Roychowdhury (2006) para identificar o gerenciamento de resultado através do nível anormal de fluxo de caixa operacional, despesas com vendas, gerais e administrativas e de produção. Os modelos foram operacionalizados através do método dos mínimos quadrados generalizados e os resultados encontrados revelam que o fato da firma de auditoria pertencer ao grupo Big Four não implica em diferença no nível de gerenciamento de resultados por decisões operacionais, seja através de fluxo de caixa operacional, despesas de venda, gerais e administrativas ou produção.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: SENA, T. R.; DIAS FILHO, J. M.; MOREIRA, N. B. Gerenciamento de Resultados por Decisões Operacionais no Novo Mercado do Brasil: Uma Análise da Influência de Auditorias Big Four e não Big Four. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 10, n. 2, p. 4-21, 2020.
Citação APA: Sena, T. R., Dias Filho, J. M., & Moreira, N. B. (2020). Gerenciamento de Resultados por Decisões Operacionais no Novo Mercado do Brasil: Uma Análise da Influência de Auditorias Big Four e não Big Four. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 10(2), 4-21.
Volume: 10
Número: 2
Ano: 2020
Página inicial: 4
Página final: 21
Quantidade de Páginas: 18
DOI: https://doi.org/10.18028/rgfc.v10i2.7470
Link Permanente: https://www.spell.org.br/documentos/ver/62892/gerenciamento-de-resultados-por-decisoes-operacionais-no-novo-mercado-do-brasil--uma-analise-da-influencia-de-auditorias-big-four-e-nao-big-four/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 796
Downloads: 84