Acessos: 434
Downloads: 23
ID: | 68651 |
Autores: |
Array Array Array |
Periódico: | Revista de Contabilidade e Organizações |
Resumo: | No presente trabalho problematizamos a formação docente em Contabilidade no Brasil, por meio da análise dos componentes curriculares voltados para o ensino e pesquisa dos cursos de doutorado da área de Ciências Contábeis. A coleta de dados foi realizada na plataforma Sucupira, considerando as seguintes informações da coleta CAPES de 2019 dos 15 cursos de doutorado existentes no país: objetivos do doutorado; linhas de pesquisa; projetos de pesquisa; disciplinas (formação para o ensino); disciplinas (formação para a pesquisa); e estágio docência. No tocante à formação voltada para o ensino, o cenário atual é preocupante, pois apresenta poucas mudanças em relação aos estudos anteriores, demonstrando poucas iniciativas para a formação pedagógica inicial, fazendo com que os docentes se autorresponsabilizem por seu desenvolvimento didático-pedagógico. Acerca da formação para a pesquisa, os resultados indicam uma formação pautada por disciplinas de caráter metodológico e métodos quantitativos, demonstrando uma formação voltada para o mainstream. A partir desses resultados, esperamos contribuir para a reflexão sobre a (re)formação docente nos programas de doutorado em Contabilidade no Brasil, em um momento de expansão e consolidação da área. |
Palavras-chave: | Array |
Citação ABNT: | NGANGA, C. S. N.; NOVA, S. P. C. C.; LIMA, J. P. R. (Re)Formação docente em Contabilidade: uma reflexão sobre os programas de doutorado no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 16, n. 1, p. 1-12, 2022. |
Citação APA: | Nganga, C. S. N., Nova, S. P. C. C., & Lima, J. P. R. (2022). (Re)Formação docente em Contabilidade: uma reflexão sobre os programas de doutorado no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, 16(1), 1-12. |
Volume: | 16 |
Número: | 1 |
Ano: | 2022 |
Página inicial: | 1 |
Página final: | 12 |
Quantidade de Páginas: | 12 |
DOI: | http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2022.191038 |
Link Permanente: | https://www.spell.org.br/documentos/ver/68651/-re-formacao-docente-em-contabilidade--uma-reflexao-sobre-os-programas-de-doutorado-no-brasil/i/pt-br |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Visualizações: | 434 |
Downloads: | 23 |