A (falta da) ética na inteligência artificial generativa no ensino e pesquisa em Administração

Acessos: 134

Downloads: 39

ID: 78521
Autores: Array
Array
Array
Array
Periódico: Revista de Administração Mackenzie
Resumo: Objetivo: Discutir os impactos do uso da inteligência artificial generativa (GenAI) no ensino e pesquisa em Administração com a lente de investigação da ética das virtudes para a reflexão dos impactos da tecnologia sobre as pessoas. Originalidade/valor: Consideramos os riscos e as possibilidades concernentes ao emprego da GenAI, especialmente o ChatGPT. Categorizamos os impactos da GenAI no ensino e pesquisa, mapeando artigos centrados no agente ou em ações e classificando suas perspectivas éticas subjacentes (deontologia, utilitarismo, ética das virtudes), reconhecendo que a ética da inteligência artificial se concentra em princípios utilitários e regulações. Destacamos o aspecto humano na análise, para superar a superficialidade no tratamento dos impactos na formação das pessoas. Design/metodologia/abordagem: Conduzimos uma revisão semi-sistemática da literatura recente sobre GenAI no ensino e pesquisa em Administração. Utilizamos o método PRISMA para coleta e seleção de artigos em três bases de dados acadêmicas, Scopus, Science Direct e Web of Science, além do Google Scholar. Desde 45 artigos, mapeamos três questões principais: nível de análise, perspectiva ética e impactos da GenAI. Resultados: Destacamos que o uso da GenIA para a aprendizagem do estudante e a formação do investigador em termos de virtudes ou caráter são incipientes, enquanto as questões éticas são mencionadas implícita ou superficialmente. A GenAI pode contribuir tanto para o aumento quanto para a redução do desenvolvimento humano e da pesquisa, a depender de seu uso apropriado em processos de aprendizagem e investigação. Uma sólida fundamentação na ética das virtudes é essencial para entendermos profundamente a relação homem-IA.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: MATOS, E. J.; BERTONCINI, A. L. C.; AMES, M. C. F. D. C.; SERAFIM, M. C. A (falta da) ética na inteligência artificial generativa no ensino e pesquisa em Administração. Revista de Administração Mackenzie, v. 25, n. 6, p. 0-0, 2024.
Citação APA: Matos, E. J., Bertoncini, A. L. C., Ames, M. C. F. D. C., & Serafim, M. C. (2024). A (falta da) ética na inteligência artificial generativa no ensino e pesquisa em Administração. Revista de Administração Mackenzie, 25(6), 0-0.
Volume: 25
Número: 6
Ano: 2024
Link Permanente: https://www.spell.org.br/documentos/ver/78521/a--falta-da--etica-na-inteligencia-artificial-generativa-no-ensino-e-pesquisa-em-administracao/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 134
Downloads: 39