Resumo:
O objetivo deste estudo é identificar os principais fatores motivacionais que levam os consumidores internos da empresa, São Paulo Alpargatas S.A – João Pessoa - a comprarem à marca Havaianas. De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, o desempenho da organização em questão, aponta para uma necessidade de conhecer melhor seus clientes internos, proporcionando-lhes políticas de marketing mais direcionadas para alcançarem índices cada vez mais elevados no campo da motivação e da satisfação destes consumidores. Na medida em que a organização conhece melhor seus consumidores internos, poderá almejar mercados maiores e mais competitivos. Deve-se, na verdade, fazer uma reflexão entre os gestores que atuam na organização estudada, com o propósito de fortalecer o relacionamento existente entre as pessoas, a empresa e a marca. Sendo assim, as políticas de marketing existentes na São Paulo Alpargatas S/A, direcionadas ao público interno, poderão ser melhoradas e ampliadas, aproveitando o expressivo consumismo por esta marca estudada, podendo servir, assim, como subsídio para melhorar o relacionamento entre a organização e seus consumidores internos. Para atingir tais objetivos, o referido estudo se desenvolveu por meio do método de pesquisa analítico e quantitativo, tendo um caráter descritivo com utilização do estudo de caso. Nesse sentido, na primeira seção, discutiu-se a fundamentação teórica sobre o comportamento do consumidor, o consumidor e a cultura, o consumidor e os grupos em uma sociedade, teorias da motivação, a motivação e o ser humano. Em seguida, apresentou-se uma análise quantitativa dos dados, bem como os resultados do estudo, fazendo-se um resgate de alguns pontos relevantes encontrados na fundamentação teórica. E por fim, arguiu-se as conclusões e as sugestões acerca do tema em apreço, visando promover algumas melhorias na referida organização.
Resumo Inglês:
The aim of this study is to identify the main motivational factors that lead domestic consumers of the company Sao Paulo Alpargatas S/A - Joao Pessoa - to buy the Havaianas brand. According to the results obtained in this research, the performance of the organization in question, points to a need to better understand their internal customers, providing them with more targeted marketing policies to achieve ever higher levels in the field of motivation and satisfaction of these consumers. Insofar as the organization best meets their internal consumers may crave larger and more competitive markets. One should actually do a debate between managers who work in the organization studied, with the purpose of strengthening the existing relationship between people, the company and the brand. Thus, the existing marketing policies in São Paulo Alpargatas S/A, directed to the domestic audience, could be improved and expanded, taking advantage of the expressive consumerism studied by this brand, serving thus as a subsidy to improve the relationship between the organization and their domestic consumers. To achieve these objectives, this study is developed by the method of analytic and quantitative research, having a descriptive study using the case study. Accordingly, the first section discussed the theoretical foundation of consumer behavior, consumer and culture, and consumer groups in a society, theories of motivation, the motivation and the human being. Then he presented a quantitative analysis of data as well as the results of the study, making himself a ransom of some relevant points found in the theoretical foundation. And finally, argued the conclusions and suggestions about the topic at hand, to promote some improvements in the organization.
Citação ABNT:
FREITAS, J. S.; FREITAS, J. S. O comportamento do consumidor no setor calçadista: um estudo de caso sobre os consumidores internos da São Paulo Alpargatas. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 4, n. 2, p. 120-146, 2014.
Citação APA:
Freitas, J. S., & Freitas, J. S. (2014). O comportamento do consumidor no setor calçadista: um estudo de caso sobre os consumidores internos da São Paulo Alpargatas. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, 4(2), 120-146.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/36916/o-comportamento-do-consumidor-no-setor-calcadista--um-estudo-de-caso-sobre-os-consumidores-internos-da-sao-paulo-alpargatas/i/pt-br