O comportamento do consumidor no setor calçadista: um estudo de caso sobre os consumidores internos da São Paulo Alpargatas Outros Idiomas

ID:
36916
Resumo:
O objetivo deste estudo é identificar os principais fatores motivacionais que levam os consumidores internos da empresa, São Paulo Alpargatas S.A – João Pessoa - a comprarem à marca Havaianas. De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, o desempenho da organização em questão, aponta para uma necessidade de conhecer melhor seus clientes internos, proporcionando-lhes políticas de marketing mais direcionadas para alcançarem índices cada vez mais elevados no campo da motivação e da satisfação destes consumidores. Na medida em que a organização conhece melhor seus consumidores internos, poderá almejar mercados maiores e mais competitivos. Deve-se, na verdade, fazer uma reflexão entre os gestores que atuam na organização estudada, com o propósito de fortalecer o relacionamento existente entre as pessoas, a empresa e a marca. Sendo assim, as políticas de marketing existentes na São Paulo Alpargatas S/A, direcionadas ao público interno, poderão ser melhoradas e ampliadas, aproveitando o expressivo consumismo por esta marca estudada, podendo servir, assim, como subsídio para melhorar o relacionamento entre a organização e seus consumidores internos. Para atingir tais objetivos, o referido estudo se desenvolveu por meio do método de pesquisa analítico e quantitativo, tendo um caráter descritivo com utilização do estudo de caso. Nesse sentido, na primeira seção, discutiu-se a fundamentação teórica sobre o comportamento do consumidor, o consumidor e a cultura, o consumidor e os grupos em uma sociedade, teorias da motivação, a motivação e o ser humano. Em seguida, apresentou-se uma análise quantitativa dos dados, bem como os resultados do estudo, fazendo-se um resgate de alguns pontos relevantes encontrados na fundamentação teórica. E por fim, arguiu-se as conclusões e as sugestões acerca do tema em apreço, visando promover algumas melhorias na referida organização.
Citação ABNT:
FREITAS, J. S.; FREITAS, J. S. O comportamento do consumidor no setor calçadista: um estudo de caso sobre os consumidores internos da São Paulo Alpargatas. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 4, n. 2, p. 120-146, 2014.
Citação APA:
Freitas, J. S., & Freitas, J. S. (2014). O comportamento do consumidor no setor calçadista: um estudo de caso sobre os consumidores internos da São Paulo Alpargatas. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, 4(2), 120-146.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/36916/o-comportamento-do-consumidor-no-setor-calcadista--um-estudo-de-caso-sobre-os-consumidores-internos-da-sao-paulo-alpargatas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português