A Contribuição do Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência ao Campo da Administração no Brasil Outros Idiomas

ID:
39985
Autores:
Periódico:
Resumo:
O artigo identifica e produz uma análise da contribuição do Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração para o avanço do campo científico da administração no Brasil entre os anos de 2011 e 2013. Para tanto é traçado um panorama temático dos trabalhos e conferências especiais apresentados no evento naquele período. São identificadas cinco grandes tendências em termos de contribuição. A primeira é a confirmação da inclinação crítica da epistemologia da administração no interior desta ciência social aplicada, dando continuidade a uma opção já esboçada desde o início dessa epistemologia específica nos anos 1980. A segunda é o enriquecimento dessas abordagens de cunho crítico via renovação de suas bases, reafirmando o que se passa em outras ciências, isto é, nota-se o enfraquecimento da crítica que se fundamentava nas chamadas “grandes narrativas”. A terceira tendência se expressa pela troca intensa de saberes com outras ciências e disciplinas, propiciando avanços para a administração e também para essas disciplinas. A quarta tendência observada é o interesse em aprofundar o debate sobre as raízes filosóficas, históricas e científicas do conhecimento produzido até então na administração. Tal tendência aporta à administração diversos estudos de natureza propositiva, nos quais seus autores não se limitam a criticar/denunciar a ciência já posta, mas vão além e se arriscam a propor novas formas de analisar, conceber e vivenciar os fenômenos ligados à gestão e às organizações. O quinto tipo de contribuição do colóquio vem sendo a apresentação de análises epistemológicas de conhecimentos produzidos em diversas áreas específicas da administração, tais como estratégia, finanças e marketing, diversificando o potencial da epistemologia da administração. O artigo também promove uma breve apresentação dos artigos publicados na edição especial exclusiva para trabalhos discutidos no Colóquio de Internacional de Epistemologia em 2014.
Citação ABNT:
SERVA, M.A Contribuição do Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência ao Campo da Administração no Brasil. Cadernos EBAPE.BR, v. 14, n. 1, p. 1-11, 2016.
Citação APA:
Serva, M.(2016). A Contribuição do Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência ao Campo da Administração no Brasil. Cadernos EBAPE.BR, 14(1), 1-11.
DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/1679-395158437
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/39985/a-contribuicao-do-coloquio-internacional-de-epistemologia-e-sociologia-da-ciencia-ao-campo-da-administracao-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALBERT, D.; HATCHUEL, A.; LAUFER, R. (Org.) Les nouvelles fondations des sciences de gestion: éléments d'épistémologie de la recherche en management. Paris: Presse des Mines, 2012.

AZEVEDO, A.; GRAVE, P. S. A virtude epistêmica do administrador: primeiras explorações. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, 2011, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2011. Disponível em: Disponível em: http://coloquioepistemologia.com.br/downloads_category/2011/ . Acesso em:28 jan. 2016.

BARBOSA, M. et al. Nem só de debates epistemológicos vive o pesquisador em administração: alguns apontamentos sobre disputas entre paradigmas e campo científico. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos..., Florianópolis: UFSC 2013. Disponível em: Disponível em: http://coloquioepistemologia.com.br/downloads_category/2013/ . Acesso em: 28 jan. 2016.

BERTHELOT, J. M. (Org.). Épistémologie des sciences sociales. Paris: PUF, 2001.

BINI, T.; SERVA, M.; MELO, D. As habilidades de gestão dos coordenadores de grupos de pesquisa no campo da administração. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos..., Florianópolis: UFSC 2013. Disponível em:Disponível em: http://coloquioepistemologia.com.br/downloads_category/2013/ . Acesso em: 28 jan. 2016.

BOEIRA, S. et al. Reflexão sobre aspectos teóricos e epistemológicos da produção nacional relativa ao cooperativismo. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, 2012, Florianópolis. Anais eletrônicos..., Florianópolis: UFSC 2012. Disponível em: Disponível em: http://coloquioepistemologia.com.br/downloads_category/2012/ . Acesso em: 28 jan. 2016.

BOLTANSKI, L.; THÉVENOT, L. De la justification: les économies de la grandeur. Paris: Gallimard, 1991.

BUCCO, L.; LOVISON, A. Reproblematizando a formação de administradores no Brasil: questões e tendências à luz da dialética negativa. I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, 2011, Florianópolis. Anais eletrônicos..., Florianópolis: UFSC 2011. Disponível em: Disponível em: http://coloquioepistemologia.com.br/downloads_category/2011/ . Acesso em: 28 jan. 2016.

BULGACOV, Y.; OLIVEIRA, S.; CANHADA, D. Contribuição das "visões baseadas em práticas sociais" para a estratégia na disciplina da administração. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, 2011, Florianópolis. Anais eletrônicos..., Florianópolis: UFSC 2011. Disponível em: Disponível em: http://coloquioepistemologia.com.br/downloads_category/2011/ . Acesso em: 28 jan. 2016.

CABRAL, E.; MUZY, P. Os valores e o valor da moeda: hipóteses sobre a comensurabilidade e a monetarização do impacto de projetos sociais. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, 2012, Florianópolis. Anais eletrônicos..., Florianópolis: UFSC 2012. Disponível em: Disponível em: http://coloquioepistemologia.com.br/downloads_category/2012/ . Acesso em: 28 jan. 2016

JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológi¬co. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991

KARAM, C. A. Sistemas de inovações: uma análise epistemológica. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, 2011, Florianópolis. Anais eletrônicos..., Florianópolis: UFSC 2011. Disponível em: Disponível em: http://coloquioepistemologia.com.br/downloads_category/2011/ . Acesso em:28 jan. 2016

MOZZATO, A.; GRZYBOVSKI, D. Desenvolvimento paradigmático da teoria das organizações: uma abordagem crítica e a concepção de indivíduo na perspectiva emancipatória. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, 2011, Florianópolis. Anais eletrônicos..., Florianópolis: UFSC 2011. Disponível em: Disponível em: http://coloquioepistemologia.com.br/downloads_category/2011/ . Acesso em: 28 jan. 2016.

NERY, M.; PEIXOTO, D. Mercados e racionalidades sob a perspectiva de Alberto Guerreiro Ramos e Cornelius Castoriadis. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, 2011, Florianópolis. Anais eletrônicos..., Florianópolis: UFSC 2011. Disponível em: Disponível em: http://coloquioepistemologia.com.br/downloads_category/2011/ . Acesso em: 28 jan. 2016.

PINTO, R. S. Uma análise epistemológica do conteúdo das regras deontológicas do Código de Ética do Servidor Público Federal do Brasil. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, 2012, Florianópolis. Anais eletrônicos..., Florianópolis: UFSC 2012. Disponível em: Disponível em: http://coloquioepistemologia.com.br/downloads_category/2012/ . Acesso em: 28 jan. 2016.

TENÓRIO, F. O "tipo burguês" e o pensamento organizacional. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, 2012, Florianópolis. Anais eletrônicos..., Florianópolis: UFSC 2012. Disponível em: Disponível em: http://coloquioepistemologia.com.br/downloads_category/2012/ . Acesso em: 28 jan. 2016.