O uso de contratos futuros para proteção de ativo e passivo circulantes contra a flutuação na taxa de juros de curto prazo Outros Idiomas

ID:
42504
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo apresentar um modelo de proteção de ativos e passivos circulantes a variações nas taxas de juros de curto prazo. Para tanto, foi utilizada uma carteira de contratos futuros de taxas de juros que permite a formação de carteiras de ativos e passivos com dois parâmetros iguais: o valor presente e o prazo médio (duration) das carteiras. A formação dessas carteiras parte do fundamento que um conjunto de ativos ou passivos pode ser representado por um único título sintético e ainda, que os ativos e passivos circulantes de uma organização nãofinanceira podem ser entendidos como títulos com maturidade igual ao prazo médio dessas contas de ativos ou passivos. Foi apresentado um exemplo numérico que mostra a imunização proporcionada pelo modelo. Na formulação do modelo considerou-se uma estrutura a termo de taxas de juros constante (flat) com deslocamento paralelo no instante seguinte.
Citação ABNT:
GARRAN, F.; SOUSA, A. F.; LUPORINI, C. E. M. O uso de contratos futuros para proteção de ativo e passivo circulantes contra a flutuação na taxa de juros de curto prazo. Revista de Finanças Aplicadas, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2010.
Citação APA:
Garran, F., Sousa, A. F., & Luporini, C. E. M. (2010). O uso de contratos futuros para proteção de ativo e passivo circulantes contra a flutuação na taxa de juros de curto prazo. Revista de Finanças Aplicadas, 1(1), 1-10.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/42504/o-uso-de-contratos-futuros-para-protecao-de-ativo-e-passivo-circulantes-contra-a-flutuacao-na-taxa-de-juros-de-curto-prazo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português