Um estudo sobre a informatividade dos lucros contábeis na América Latina Outros Idiomas

ID:
4939
Resumo:
Este estudo objetivou investigar a influência do tamanho, das oportunidades de crescimento (tendo como proxy o índice market-to-book) e endividamento sobre a informatividade dos lucros contábeis divulgados pelas empresas negociadas nos mercados acionários da Argentina, Brasil, Chile, México e Peru. Foi considerada como informatividade a intensidade da relação entre o lucro contábil e o retorno das ações, mensurada pelo coeficiente angular da reta estimada entre essas duas variáveis. A amostra foi formada por empresas não financeiras listadas nas principais bolsas latino americanas – Basa (Argentina), Bovespa (Brasil), SNSE (Chile), BMV (México) e BVL (Peru) – durante o intervalo de 2004 a 2008. Conforme esperado, os resultados encontrados indicam que a variável market-to-book (proxy para oportunidades de crescimento) influencia positivamente a informatividade dos lucros contábeis das empresas negociadas nos mercados latino-americanos. E relação às outras variáveis estudadas, tamanho e endividamento, os resultados não confirmaram a sua influência sobre a informatividade dos lucros contábeis nos mercados estudados.
Citação ABNT:
SARLO NETO, A.; BASSI, B. R.; ALMEIDA, A. A. Um estudo sobre a informatividade dos lucros contábeis na América Latina. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 5, n. 12, art. 1, p. 4-25, 2011.
Citação APA:
Sarlo Neto, A., Bassi, B. R., & Almeida, A. A. (2011). Um estudo sobre a informatividade dos lucros contábeis na América Latina. Revista de Contabilidade e Organizações, 5(12), 4-25.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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