ID: 41139
Autoria:
Ana Paula Kieling, Vinícius Andrade Brei, Valter Afonso Vieira.
Fonte:
Brazilian Business Review, v. 13, n. 3, p. 116-138, Maio-Junho, 2016. 23 página(s).
Palavras-chave:
Adaptação hedônica , Consumo , Experimentos , Pós-compra , Surpresa negativa
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Após certo tempo do uso de um produto ou serviço, o indivíduo tende a sentir menos prazer com o consumo. Esse processo de redução do prazer é chamado adaptação hedônica. Uma das emoções que interferem nesse mecanismo é a surpresa. Por meio de dois estudos experimentais, sugere-se que a surpresa negativa, diferentemente da positiva, interfere no nível de prazer previsto e vivenciado pelo consumidor. O Estudo 1 analisa a influência da surpresa negativa (vs. positiva) na previsão da adaptação hedônica pós-compra. Os resultados mostram que a surpresa negativa influencia na intensidade da adaptação, aumentando sua força. O Estudo 2 verifica a influência da surpresa negativa (vs. positiva) na adaptação hedônica. Os achados demonstram que a adaptação ocorre de forma mais rápida quando há surpresa negativa. Em resumo, a ocorrência da surpresa negativa faz com que a adaptação hedônica seja mais rápida e intensa ao longo do tempo, trazendo consequências para empresas e consumidores nos processos pós-compra, relacionados à satisfação e lealdade.