ANPROTEC. Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores. 2014. Disponível em:
. Acesso em: 18 out. 2014.
ANSANELLI, S. L. Exigências ambientais europeias: novos desafios competitivos para o complexo eletrônico brasileiro. Revista Brasileira de Inovação, v. 10, n. 1. 2011.
BAETA, A. M. C.; MARTINS, A. M.; BAETA, F. M. C. Gestão do conhecimento para o processo de inovação: o caso de uma empresa brasileira. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD), 26., 2002, Salvador (BA). Anais... Salvador: ANPAD, 2002.
BARQUERO A. V. Desarollo, redes e innovation: lecciones sobre desarollo endógeno. Madrid (ESP): Pirámide, S.A., 1999.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2003. v. 1.
CASTRO, C. M. A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978.
CUNHA, S. K. et al. O sistema nacional de inovação e a ação empreendedora no Brasil. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 6, n. 2, maio/ago. 2009.
DAY, G. S. A empresa orientada para o mercado: compreender, atrair e manter clientes valiosos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
DAY, G. S. Learning about markets. Cambridge, MA: Marketing Science Institute. 1991.
DAY, G. S. The capabilities of market-driven organizations. Journal of Marketing, v. 58, out. 1994.
DODGSON M.; KASTELLE T.; POTTS J. A evolução dos sistemas de inovação. Copenhague: Copenhagem Bussiness School, Druid, 2009.
DRUCKER, P. F. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1994.
ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from national systems and mode 2 to a triple helix of university-industry-government relations. Research Policy, n. 29, 2000.
FERRARESI, A. A. et al. Gestão do conhecimento, orientação para o mercado, inovatividade e resultados organizacionais: um estudo em empresas instaladas no Brasil. ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD), 34., 2010, Rio de Janeiro (RJ). Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2010.
FERRARESI, A. A. et al. Knowledge management and strategic orientation: leveraging innovativeness and performance. Journal of Knowledge Management, v. 16, n. 5, 2012.
GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. A pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. 2. ed. São Paulo: Saraiva. 2006.
GOODE, W. J. ; Hatt P. K. Métodos em Pesquisa social. 2 ed. São Paulo: Nacional. 1968.
HSU, I. C.; SABHERWAL, R. Relationship between intellectual capital and knowledge management: an empirical investigation. Decision Sciences, v. 3, n. 43, 2012.
JAWORSKI, B. J; KOHLI, A. K. Market orientation: antecedents and consequences. Journal of Marketing, v. 57, 1993.
KOHLI, A. K.; JAWORSKI, B. J.; KUMAR, A. Markor: a measure of market orientation. Journal of Marketing Research, v. 30, nov. 1993.
KOHLI, A. K.; JAWORSKI, B. J. Market orientation: the construct, research propositions, and managerial implications. Journal of Marketing, v. 54, n. 2, abr. 1990.
MAÇANEIRO, M. B.; CHEROBIM, A. P. M. S. Fontes de financiamento à inovação: incentivos e óbices às micro e pequenas empresas: estudo de casos múltiplos no estado do Paraná. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 18, n. 56, jan./mar. 2011.
MALERBA, F. Sectoral system of innovation and production. Rechearch Policy, v. 31, n. 2, feb. 2002.
NARVER, J. C.; SLATER, S. F. The effect of market orientation on business profitability. Journal of Marketing, v. 54, out. 1990.
NELSON, R.; MALERBA, F. Catching-Up: em diferentes sistemas setoriais. A rede global de aprendizagem economia da inovação, e sistema de desenvolvimento de competências. Revista Globelics, Trabalhos para discussão, n. 1, 2008.
NELSON, R. What makes an economy productive and progressive?What are the needed institutions?Laboratory of economy and management. Sant’Anna Schools of Advenced Studies, Working papers, n. 24, 2006.
NONATA, I; TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
OZKAYA, H. E. et al. Market orientation, knowledge competence, and innovation. Intern. J. of Research in Marketing, 2015. Disponível em:
. Acesso em: 14 abr. 2015.
PEREZ, C. Revoluciones tecnológicas, câmbios de paradigma y de marco sócioinstitucional. In: ABOITES, J.; DUTRÉNIT G. Innovación, prendizaje y creación de capacidades tecnológicas. México: Universidad Autónoma Metropolitana, 2004.
POLANYI, M. The tacit dimension. New York: Doubleday Anchor, 1967.
PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: elementos construtivos do Sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002
RAPINI, M. S.; RIGUI, H. M. O diretório dos grupos de pesquisa do CNPq e a interação universidade-empresa no Brasil em 2004. Revista Brasileira de Inovação, v. 5, n. 1, jan./jun. 2006.
RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às Ciências Sociais. In: Contabilidade: Teoria e Prática. SP. 2003.
RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. O suporte das incubadoras brasileiras para potencializar as características empreendedoras nas empresas incubadas. R. Adm., v. 41, n. 4, out./dez. 2006.
SÁBATO, J.; BONATA, N. La ciencia e la tecnología en el desarrollo futuro de América Latina. Revista Integración Latino-americana, p. 15-36, nov. 1968.
SCHUMPETER, J. Can capitalism survive? New York: Harper and Row, 1959.
SCHUMPETER, J. Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1985.
SCHUMPETER, J. The theory of economic development: an inquiry into profits, capital, credit, interest and the business cycle. Cambridge: Harvard University Press, 1912.
SEGATTO-MENDES, A. P.; SBRAGIA, R. O Processo de cooperação universidade-empresa em universidades brasileiras. Revista de Administração da USP - RAUSP, v. 4, n. 37, 2002.
SINKULA, J. M.; BAKER, W.; NOORDEWIER, T. G. A framework for market-based organizational learning: linking values, knowledge, and behavior. Journal of the Academy of Marketing Science, n. 25, 1997.
SLATER, S. F.; NARVER, J. C. Does competitive environment moderate the market orientation-performance relationship? Journal of Marketing, n. 58, 1994.
SLATER, S. F.; NARVER, J. C. Market orientation and the learning organization. Journal of Marketing, n. 59, 1995.
TOFFLER, A. Powershift: as mudanças do poder. Rio de Janeiro: Record, 1994
URDAN, A. T.; ROCHA, A. Orientação para o mercado: origens, avanços e perspectivas. RAE, v. 46, n. 2, 2006.
XAVIER, L. A. O. P.; OLIVEIRA, M.; TEIXEIRA, E. K. Teorias utilizadas nas investigações sobre gestão do conhecimento. RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. 10, dez. 2012.
YAPRAK, A.; TASOLUK, B.; COKAS, C. Market orientation, managerial perceptions, and corporate culture in an emerging market: evidence from Turkey. International Business Review, n. 24, p. 443-456, 2015.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman. 2001.
ZEIDE, E.; LIEBOWITZ, J. Knowledge management in law: a look at cultural resistance. Legal Information Management, n. 12, v. 1, 2012.