ID: 34483
Autoria:
Maria Denize Henrique Casagrande, Antonio Cezar Bornia, Jacir Leonir Casagrande, Pedro José Von Mecheln.
Fonte:
Contabilidade Vista & Revista, v. 25, n. 1, p. 34-58, Janeiro-Abril, 2014. 25 página(s).
Palavras-chave:
Contabilidade tributária , Educação , Jogo de empresa , Processo de ensinoaprendizagem
Tipo de documento: Artigo (Português)
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É preocupação recorrente entre professores universitários buscar explorar novos recursos informatizados para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e aumentar o envolvimento dos alunos. É neste contexto que se coloca o uso do jogo de empresa GI-EPS e a questão norteadora desta pesquisa: quais as contribuições pedagógicas do JE-Tributos ao processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade Tributária? Como objetivo principal, esta pesquisa busca analisar o JE-Tributos como recurso pedagógico para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade Tributária. O presente estudo caracteriza- se como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa de base fenomenológica. Para atender ao objetivo da pesquisa foi desenvolvido um módulo denominado JE-Tributos, a partir do GI-EPS, incluindo questões tributárias, especialmente o IPI e o ICMS na fabricação e comercialização de produtos. O referido módulo foi implementado e aplicado em sala de aula, como recurso pedagógico, seguido de um feedback. O JE-Tributos mostrou ser uma alternativa inovadora na formação e capacitação de profissionais da área da Contabilidade, aproveitando as contribuições dos recursos computacionais na construção de ambientes mais motivadores e agradáveis, com ênfase no aprender contextualizado. Percebeu-se que a aplicação do JE-Tributos tornou a aula mais dinâmica e o aluno visualizou de uma maneira mais rápida o que aconteceu com a empresa em cada decisão quanto à produção, à compra ou à venda de produtos. Conclui-se que o uso do JE-Tributos fornece aos alunos condições de reflexão sobre os conhecimentos adquiridos, uma vez que supõe uma abordagem interativa e permanente de autoavaliação do processo educativo.