ID: 21120
Autoria:
Ildembergue Leite de Souza, André Luiz Maranhão de Souza Leão.
Fonte:
Organizações & Sociedade, v. 20, n. 67, p. 623-649, Outubro-Dezembro, 2013. 27 página(s).
Palavras-chave:
marcas , Mitos , Movimento , Publicidade , Sensualidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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No mercado atual, pautado pelo consumo simbólico, as marcas são canais de autoexpressão para a construção de identidades e têm um papel transformador na sociedade, pois produzem e consomem significados localizados entre o mundo culturalmente construído e o consumidor. A marca é construída coletivamente pela ação de vários agentes, inclusive a publicidade, que tem no mito uma valiosa fonte para a produção de sentido. Baseado na semiologia barthesiana, este estudo qualitativo interpretativista procurou responder como o mito reproduzido na publicidade opera a significação da Movimento, marca com apelo simbólico. A análise do corpus de pesquisa, composto por anúncios de publicidade impressa, revelou a presença de oito mitos que, juntos, sugerem uma associação da marca com a metanarrativa da sensualidade. No texto, são discutidas as reflexões teóricas acerca deste achado e as implicações para a academia e a prática de marketing, além de indicações para futuras pesquisas.