Executivos e smartphones: uma relação ambígua e paradoxal Outros Idiomas

ID:
21118
Resumo:
Fundamentado em abordagens teóricas relativas à existência de paradoxos associados ao uso de artefatos tecnológicos, este artigo procura identificar a existência de paradoxos associados ao uso diário de smartphones pelos executivos brasileiros. O método de estudo de caso único foi aplicado analisando-se uma companhia brasileira atuante no setor farmacêutico, a qual tem por política fornecer smartphones a seus executivos seniores. Os dados foram coletados por meio de questionários desenvolvidos a partir dos paradoxos identificados na literatura, os quais foram respondidos por 14 executivos da companhia em questão, entrevistas em profundidade conduzidas com cinco desses executivos e análise de e-mails enviados pelos respondentes via smartphones por um dado período de tempo. Após a consolidação e análise dos dados obtidos verificou-se que dois paradoxos se mostraram fortemente associados ao uso de smartphones pelos executivos em questão, i.e. continuidade vs. assincronicidade e autonomia vs. vício. Além disso, três outros paradoxos se mostraram moderadamente associados ao uso de smartphones pelos executivos em questão, i.e. liberdade vs. escravidão, dependência vs. independência e planejamento vs. improvisação. Ao final, as implicações e limitações desta pesquisa são apresentadas.
Citação ABNT:
BORGES, A. P.; JOIA, L. A. Executivos e smartphones: uma relação ambígua e paradoxal. Organizações & Sociedade, v. 20, n. 67, p. 585-602, 2013.
Citação APA:
Borges, A. P., & Joia, L. A. (2013). Executivos e smartphones: uma relação ambígua e paradoxal. Organizações & Sociedade, 20(67), 585-602.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/21118/executivos-e-smartphones--uma-relacao-ambigua-e-paradoxal/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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