ID: 4663
Autoria:
Tatiana Afonso, Lorena Berdasco, Thais Medeiros, Mirian Rejowski.
Fonte:
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 2, n. 4, p. 102-123, Outubro-Dezembro, 2008. 22 página(s).
Palavras-chave:
Características e tendências , Meios de hospedagem , Mercado pet , São Paulo (cidade)/Brasil , Turismo e Hotelaria
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Pesquisa exploratório-descritiva acerca da Hotelaria para cães e gatos
na cidade de São Paulo, a fim de demonstrar as características e
tendências e contribuir para os estudos aplicados sobre esse segmento
turístico. Inicialmente enfoca o chamado “mercado pet”, apresentando um
breve contexto com dados gerais no mundo, e a evolução da hotelaria para
animais no Brasil. Em seguida, trata da hospedagem para animais de
estimação, a partir de dados sobre diferentes meios de hospedagem e suas
características peculiares, e da visão de gerentes de hotéis que
aceitam animais de estimação junto com os hóspedes e de proprietários de
animais de estimação na zona sul dessa cidade. Os resultados obtidos
indicam um segmento de mercado em ascensão em dois sub-segmentos: meios
de hospedagem para animais e hotéis que aceitam animais junto com seus
hóspedes. A oferta de produtos e serviços hoteleiros indica a
incorporação do conceito de hospitalidade, a diversificação da oferta, a
necessidade de profissionais capacitados e o desenvolvimento de
sistemas administrativos e gerenciais específicos, considerando,
hábitos, necessidades e expectativas dos donos de animais, ao lado das
características de cada tipo de animal em particular.