Título Inglês:
Influencing factors to be interested in entrepreneurial activities: an analysis with Tourism students
Resumo:
O proposito desta pesquisa foi analisar o interesse empreendedor de
estudantes de cursos da area de Turismo. Foi procedida uma revisao de
literatura, a partir da qual quatro hipoteses sobre os condicionantes do
interesse empreendedor foram enunciadas. Foi desenvolvido um estudo de
campo, com dados coletados junto a 149 estudantes de instituicoes de
ensino superior de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de
analise descritiva e das tecnicas analise de regressao, e de variancia.
Verificou-se que: (1) os estudantes, em geral, tem uma predisposicao
intermediaria para empreender; (2) o interesse empreendedor e
influenciado pela vocacao empreendedora percebida na area, pelo suporte
de amigos e familiares, pela posse de empresa na familia, e pela
percepcao de dominio das habilidades empreendedoras de nivel
estrategico. Os resultados foram limitados pela amostragem nao
probabilistica, mas trazem indicacoes para a melhoria das acoes de
incentivo ao empreendedorismo realizadas para estudantes de cursos da
area de Turismo.
Resumo Inglês:
This research intends to analyze the interest students attending Tourism
Programmes have in entrepreneurial activities. A bibliographical
research was conducted and four hypotheses were announced. Data were
collected during a field study with 149 students of higher education
institutions located at Fortaleza (Ceara State, Brazil). Data were
analyzed using three statistical techniques: descriptive analysis,
multiple regression analysis, and analysis of variance. It was found
that: (1) students, in general, have an intermediary predisposition to
engage in entrepreneurial activities; (2) entrepreneurial interest is
influenced by the perceived entrepreneurial vocation of the area,
support of friends and family, ownership of a firm (individual or family
business), and the perceived mastership of entrepreneurial strategic
skills. Even results have limitations due to non-probabilistic sampling,
they may help to improve the actions developed to encourage
entrepreneurial interest in tourism students.
Citação ABNT:
COSTA, F. J.Fatores de influência no interesse empreendedor: uma análise junto a estudantes de Turismo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 2, n. 4, art. 1, p. 4-27, 2008.
Citação APA:
Costa, F. J.(2008). Fatores de influência no interesse empreendedor: uma análise junto a estudantes de Turismo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 2(4), 4-27.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/4659/fatores-de-influencia-no-interesse-empreendedor--uma-analise-junto-a-estudantes-de-turismo/i/pt-br