Fatores de influência no interesse empreendedor: uma análise junto a estudantes de Turismo Outros Idiomas

ID:
4659
Resumo:
O proposito desta pesquisa foi analisar o interesse empreendedor de estudantes de cursos da area de Turismo. Foi procedida uma revisao de literatura, a partir da qual quatro hipoteses sobre os condicionantes do interesse empreendedor foram enunciadas. Foi desenvolvido um estudo de campo, com dados coletados junto a 149 estudantes de instituicoes de ensino superior de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de analise descritiva e das tecnicas analise de regressao, e de variancia. Verificou-se que: (1) os estudantes, em geral, tem uma predisposicao intermediaria para empreender;  (2) o interesse empreendedor e influenciado pela vocacao empreendedora percebida na area, pelo suporte de amigos e familiares, pela posse de empresa na familia, e pela percepcao de dominio das habilidades empreendedoras de nivel estrategico. Os resultados foram limitados pela amostragem nao probabilistica, mas trazem indicacoes para a melhoria das acoes de incentivo ao empreendedorismo realizadas para estudantes de cursos da area de Turismo.
Citação ABNT:
COSTA, F. J.Fatores de influência no interesse empreendedor: uma análise junto a estudantes de Turismo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 2, n. 4, art. 1, p. 4-27, 2008.
Citação APA:
Costa, F. J.(2008). Fatores de influência no interesse empreendedor: uma análise junto a estudantes de Turismo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 2(4), 4-27.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/4659/fatores-de-influencia-no-interesse-empreendedor--uma-analise-junto-a-estudantes-de-turismo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português