ID: 48281
Autoria:
Naiara Vieira Cristina Magalhães, Renata Corrêa Valladão, Lucas Felipe Santos Ceruti.
Fonte:
Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 11, n. 3, p. 111-122, Setembro-Dezembro, 2017. 12 página(s).
Palavras-chave:
Armazenagem , Estoque , Recebimento , Suprimentos
Tipo de documento: Caso de Ensino (Português)
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Em 2012, ocorre o desligamento do gerente de Suprimentos do Hospital S.O.S, localizado na Região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, Brasil. Com a decisão, o supervisor do setor Paulo Freitas ficou sem apoio para estruturar o recebimento e a organização dos cerca de 25 mil materiais hospitalares recebidos todo mês, entre medicamentos, instrumentos hospitalares, itens de limpeza, de escritório e alimentos. Sem estrutura física adequada para estocar as mercadorias, Paulo utilizou uma sala provisória de 50m², aproveitando prateleiras e pallets já instalados. Por ser a área muito pequena, os pedidos acabavam se acumulando, não sendo realizada a identificação no armazenamento. Além do local inadequado, o Hospital não possui sistema informatizado para registrar o recebimento e a armazenagem dos materiais, resultando em mistura e perda dos mesmos. Como Paulo pode resolver a situação? O objetivo geral deste caso de ensino estilo Harvard, cuja história é real, mas os nomes utilizados para personagens e empresa são fictícios, é buscar alternativas para a estruturação logística do Almoxarifado no Hospital S.O.S. O caso pode ser utilizado em cursos de graduação em Administração e em Tecnólogos em Logística nas disciplinas: Canais de Suprimentos e Gestão de Estoque.