ID: 52837
Autoria:
Lisiane Celia Palma, Eugenio Avila Pedrozo, Nilo Barcelos Alves.
Fonte:
Revista de Administração da UFSM, v. 11, n. 5, p. 1324-1343, Dezembro, 2018. 20 página(s).
Palavras-chave:
cursos de administração , estratégias sustentáveis , organizações , sustentabilidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A sustentabilidade tem imposto desafios às organizações. Tem exigido, cada vez mais, que estas considerem, em suas estratégias, questões que vão além do foco estritamente econômico. Neste sentido, para que as organizações possam avançar em direção a estratégias orientadas para a sustentabilidade, é necessário que elas passem por um processo de mudança. Neste processo, as Escolas de Administração têm um papel fundamental, pois muitos dos gestores que estão à frente das organizações hoje, ou que estarão num futuro próximo, são influenciados e aprendem, nestas escolas, a ter uma determinada visão em relação ao ser humano, às organizações e à relação destes com a natureza. Sendo assim, este artigo buscou identificar se os cursos presenciais de Bacharelado em Administração, no estado do Rio Grande do Sul (RS), têm proposto a inserção da sustentabilidade em seus programas. Os resultados demonstraram que os cursos já têm disciplinas relacionadas ao tema inseridas em suas grades curriculares. Contudo a sustentabilidade não parece ser um tema central, demonstrando que a realidade dos cursos de Administração no RS, no que diz respeito à inserção da sustentabilidade, não se distancia daquela presente no Brasil e no mundo.