Resumo:
Este estudo visa atribuir às análises sobre a aprendizagem organizacional um viés subjetivo, objetivando explorar as principais relações de causalidade entre a aprendizagem e a motivação no contexto organizacional. Classificado como pesquisa bibliográfica de cunho psicológico e sociológico, o estudo se sustentou, predominantemente, em referenciais disponíveis nas bases Scielo e Proquest. A solidez do debate garantiu-se pela ancoragem do estudo a duas bases argumentativas que, pela subjetividade analítica aqui proposta, foram julgadas influentes no processo abordado: a essência humana e o sentido encoberto do trabalho. Com base na consideração dessas duas bases e na metodologia adotada, construiu-se um mapa sistêmico incluindo as principais variáveis que circundam a relação entre os fenômenos aprendizagem e motivação, denotando a natureza desta relação e a forma como, relacionados, impactam na produtividade do trabalho e no desempenho das organizações. O mapa construído mostrou-se pertinente por possibilitar uma melhor interpretação das relações causais e das influências recíprocas, direta ou inversamente proporcionais, entre as variáveis de interesse, subsidiando decisões e servindo de orientação aos gestores envolvidos nos processos de aprendizagem organizacional.
Citação ABNT:
GARRIDO, G.; MENDONÇA, A. V.; SILVEIRA, M. A. Aprendizagem Organizacional e Motivação Humana: Uma Relação Sistemicamente Representada. Revista de Administração da UFSM, v. 11, n. 5, p. 1222-1239, 2018.
Citação APA:
Garrido, G., Mendonça, A. V., & Silveira, M. A. (2018). Aprendizagem Organizacional e Motivação Humana: Uma Relação Sistemicamente Representada. Revista de Administração da UFSM, 11(5), 1222-1239.
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