ID: 23
Autoria:
César Valentim de Oliveira Carvalho Junior, Adriano Leal Bruni, Roberto Brazileiro Paixão, Nivaldo Fernandes Oliveira Filho.
Fonte:
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online), v. 14, n. 2, p. 2-17, Maio-Agosto, 2009. 16 página(s).
Palavras-chave:
Gestão de Custos , Margem de Contribuição , Transporte coletivo
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo principal deste estudo consiste na análise do conceito de margem de contribuição como ferramenta estratégica para avaliação da atividade operacional de transporte coletivo urbano de passageiro. Para isso, buscou-se estudar o gerenciamento dos custos, em função da adoção de preços regulados, em uma empresa de transporte coletivo de passageiros por ônibus. Foi estudado o caso da empresa Barramar, que opera na cidade de Salvador, Bahia. O processo de coleta de dados se deu através de entrevistas, análise de documentos internos e relatórios gerenciais da companhia, quando foram estudadas as variáveis que compõem o preço do serviço, além da metodologia adotada para a apuração e gerenciamento dos custos. Os resultados encontrados evidenciaram que a utilização da margem de contribuição, como ferramenta gerencial no processo de análise do custo de transporte coletivo urbano, torna-se um importante instrumento na avaliação da rentabilidade das linhas integrantes do sistema de transporte coletivo urbano de passageiros, sinalizando, não só para as empresa, como também para o poder público concedente, as linhas deficitárias, que não são auto-sustentáveis e podem contaminar todo o sistema.