ID: 58461
:
Ricardo VinÃcius Dias Jordão, Vander Ribeiro de Almeida.
:
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online), v. 24, n. 2, p. 3-22, Maio-Agosto, 2019. 20 .
:
Ativos IntangÃveis , Capital Intelectual , Contabilidade Financeira , Rentabilidade Empresarial , Teorias de Contabilidade e Finanças
: Artigo (Portuguese)
A pesquisa descrita neste artigo teve como objetivo analisar a influência do capital intelectual (CI) sobre a rentabilidade das empresas brasileiras. Nesse ensejo, com base nas teorias de finanças e de contabilidade, realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e aplicado, nas companhias listadas na BM&FBovespa, com base em dados secundários, em um recorte multi-setorial, durante o perÃodo de 2005 a 2014, mediante a utilização de testes empÃricos, não paramétricos, por meio de estatÃsticas descritivas e multivariadas. Além da proposta de mensuração dos efeitos do CI desenvolvida e aplicada, a pesquisa inova ao ampliar as teorias de finanças e contabilidade pela comprovação da contribuição do CI sobre os indicadores de desempenho financeiro das companhias brasileiras. Os resultados revelaram que (i) o CI influencia positivamente na rentabilidade dessas companhias; (ii) as empresas de capital aberto, listadas na BM&FBovespa, mais intensivas em CI, apresentam rentabilidade superior à s demais, seja de forma individual, global ou de maneira setorial; e que (iii) o CI colabora para o aumento da rentabilidade corporativa, de forma sistemática, ao longo do tempo. Os resultados observados ampliam a compreensão dos efeitos do conhecimento materializado no CI sobre a rentabilidade medida por diferentes métricas. Nesse sentido, as conclusões evidenciam a importância da avaliação, da mensuração e do gerenciamento do CI das empresas. Em conjunto, dentre outras observações fornecidas pelos testes empÃricos realizados, constatou-se que o CI colabora para o aumento da rentabilidade corporativa, de forma sistemática, ao longo do tempo, nos diferentes setores da BM&FBovespa.