ID: 29273
Autoria:
Anelise Swarowsky, Douglas Wegner, Carlos Honorato Schuch Santos.
Fonte:
Revista de Negócios, v. 7, n. 3, p. 29-38, Julho-Setembro, 2002. 10 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem organizacional , Cultura organizacional , Planejamento estratégico
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O novo cenário dos negócios exige de todas as organizações um posicionamento estratégico diferenciado, focado na adaptação continua a uma realidade em constante mudança. Entretanto, o Planejamento Estratégico (PE) tradicional - estático, inflexível - não supre mais essa necessidade de readaptação, sendo substituído por uma gestão mais dinâmica baseada na Administração Estratégica (AE) - planejamento continuo. Por meio de um constante processo de aprendizagem que permeia toda a organização, sustentado pelas peculiaridades que caracterizam cada cultura organizacional e pautado pelo estágio da empresa no ciclo de vida das organizações, a Administração Estratégica é um instrumento efetivo para a construção e reconstrução ativa de um posicionamento estratégico em sintonia com as mudanças do mercado. O PE, que embora tenha sido importante nos anos 80, já não é suficiente para fazer frente às mudanças ambientais do novo milênio.