ID: 36336
Autoria:
Orlando Lima Rua, Liliana Freitas Melo.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 14, n. 1, p. 28-42, Janeiro-Março, 2015. 15 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia , Exportações , Internacionalização , Vantagem Competitiva
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo fundamental deste estudo consiste em analisar os fatores que no processo de internacionalização das empresas portuguesas permitem compreender as contribuições da vantagem competitiva que influem no desempenho das exportações do sector electromecânico. Tal permitirá avaliar de que forma as estratégias de internacionalização, considerando a vantagem competitiva, bem como a respetiva interacção com as caraterísticas do mercado, poderão conduzir as empresas, por um lado, à implementação de estratégias de sucesso e, por outro, a desempenhos superiores ao nível da sua atividade exportadora. Neste contexto, utilizamos uma abordagem metodologia qualitativa, recorrendo para o efeito ao estudo de caso único da maior e mais representativa empresa multinacional portuguesa do setor electromecânico (EFACEC), permitindo assim uma visão holística e integrada dos fenómenos organizacionais objeto de estudo. Esta opção metodológica permitiu objetivar resultados de importância prática, os quais contribuirão para uma menor dispersão estratégica das empresas no processo de internacionalização, acentuando a assertividade da sua atividade exportadora. Como principais conclusões destacamos o fato das estratégias de internacionalização potenciarem positivamente a obtenção de vantagem competitiva que, por sua vez, influenciam positivamente o desempenho das exportações, sendo estas últimas positivamente influenciadas pelas caraterísticas do mercado.